Uncategorized

Um guia para tatame e tatame (2)

                   

Tatami na Era Moderna
Com a ocidentalização do Japão, tornou-se cada vez mais comum que as casas japonesas tivessem um layout e design ocidentais. Isso geralmente inclui pisos de madeira. No entanto, pelo menos um quarto deve ter piso de tatame, o que cria uma fusão confortável do tradicional e do moderno, do japonês e do ocidental, permitindo aproveitar os benefícios de ambos. Este tipo de quarto é conhecido como washitsu, ou “quarto de estilo japonês”.

Ter um piso de tatame é uma ótima opção porque cria um ambiente calmo em casa, é confortável para sentar ou dormir e é um piso seguro e macio para as crianças brincarem. Hoje em dia, você pode comprar pisos de tatame projetados para serem instalados sobre pisos de madeira, facilitando a transformação de qualquer ambiente em um tatame.

Clique para ver os detalhes dos tatames.

Cuidados e manutenção do tatame
Os tapetes tatami exigem uma manutenção diferente dos pisos de madeira ou carpete. Eles normalmente têm uma vida útil de 5 a 6 anos. A cor irá desbotar para um marrom amarelado com o tempo. Quando os tapetes começarem a apresentar sinais de desgaste, é hora de substituí-los ou, em alguns casos, virá-los.

O material de grama de junco tem tendência a acumular e absorver sujeira, líquidos e outras partículas, por isso é fundamental limpar os tapetes regularmente. Eles também são sensíveis à umidade e começarão a desenvolver mofo se forem deixados em um ambiente úmido por um longo período de tempo sem serem limpos.

Limpar um tatame envolve o uso de um aspirador com acessório para tatame ou um esfregão específico para tatame. A limpeza manual com pano seco também é uma boa forma de mantê-los em bom estado.

Para evitar danos, a limpeza deve ser feita sempre no sentido do junco e nunca na contramão. Além disso, como os tatames são facilmente danificados, é fundamental nunca usar sapatos e garantir que as pernas dos móveis sejam adequadas para pisos de tatame, de preferência com fundo largo e plano que possa deslocar melhor o peso dos móveis.

Faça da cultura japonesa uma parte da sua vida cotidiana
Qualquer pessoa que visite ou viva no Japão se familiarizará com o piso de tatame muito rapidamente. É muito apreciado por seu aroma calmante, textura natural e toque aconchegante. Os tatames continuaram sendo uma parte importante da cultura japonesa, desde suas origens como área de dormir para a nobreza até seu uso nas artes marciais e seu uso generalizado hoje em casas, salões de chá, restaurantes e outros estabelecimentos.

Itens relacionados ao tatami
Esses produtos são feitos de Igusa (tatame), chinelos, capa de livro, tapete, travesseiro, tapete de ioga e tapetes para baixo da mesa.
Primeiro, perceba que o tatame não é o seu chão para sempre. Sim, é possível ter um por 50 anos, mas não é muito legal. Eles geralmente são substituídos PELO MENOS uma vez por geração, e às vezes com mais frequência.

Segundo, o que você vai fazer naquela sala? Se você quiser um sofá, ele deixará marcas de rodízio no tatame. Se você planeja fazer brincadeiras naquele quarto com as crianças, será uma superfície bonita e macia, mas haverá danos ao chão e possivelmente às suas roupas. Se ALGUÉM planeja comer lá (crianças ou adultos), o tatame vai precisar de jogos americanos e cuidados especiais para que a comida não se aloje nas fendas e atraia vermes.

Dito isto, é bom ter uma sala de tatame. Tem um cheiro maravilhoso quando fresco (a menos que você seja alérgico). Muitas vezes é uma sala muito adaptável. É bom para culto, para arranjos de flores, para chá, para convidados, como brinquedoteca para crianças (nota: use sempre os tapetes e protetores adequados em cima do tatame – são acessórios muito tradicionais e lindos por si só) . Você pode ensinar seus filhos a tratar coisas boas e eles poderão ter o prazer de ter aquele tipo especial de beleza em sua casa. Pode ser o único lugar tranquilo da casa para meditação e reflexão. E alguns pais valorizam muito esse tipo de coisa – ensinar estética aos filhos.

Leave a Reply