Uncategorized

Roupão infantil e retardadores de chamas(1)

       

À medida que avançamos para a temporada de férias com clima frio, você pode estar pensando em comprar pijamas novos para seus filhos. Ao comprar roupão infantil, você se depara com uma escolha. A escolha de comprar pijamas tratados com retardadores de chama ou não. Se isso é importante para você, é uma decisão que você terá que tomar por si mesmo. Mas pelo menos você deve entender as opções.

Primeiro, vamos entender que os roupão infantil precisam atender a certos requisitos de inflamabilidade para evitar o risco de ferimentos causados por incêndios. Na maioria das vezes, o risco é que uma manga solta ou punho da calça pegue uma chama aberta, como uma vela. Assim, a roupa de dormir destinada a crianças entre os 9 meses e os 14 anos deve cumprir requisitos específicos de inflamabilidade. Observe que roupas de dormir para crianças menores de 9 meses não estão sujeitas a esta exigência. Isso ocorre porque os bebês têm mobilidade limitada, não se espera que fiquem sem supervisão por muito tempo e não é provável que fiquem presos na manga ou no punho da calça em chamas.

Se você estiver comprando roupas de dormir para crianças com idades entre 9 meses e 14 anos, a presença de retardadores químicos de chama depende do que você compra. A Consumer Product Safety Commission (CPSC) considera os pijamas com tratamento retardador de chama seguros. Geralmente, os produtos químicos usados em pijamas ou tecidos de pijama incluem retardadores de chama clorados e bromados, retardadores de chama inorgânicos, como óxidos de antimônio, e compostos à base de fosfato. Na década de 1970, o CPSC proibiu o Tris bromado e removeu o Tris clorado do uso em pijamas infantis depois que foi descoberto que eles apresentavam mutação no DNA e foram identificados como prováveis ​​carcinógenos humanos. Esses produtos químicos foram removidos das roupas de dormir das crianças depois que se descobriu que as crianças foram expostas a partir das roupas de dormir tratadas. Portanto, esses dois produtos químicos específicos não serão usados, mas o que é realmente usado em pijamas é difícil de descobrir: tente perguntar a um varejista qual retardador de chama específico é usado em qualquer item específico de roupa de dormir.

Infelizmente, os retardadores de chama clorados e bromados estão contaminando o meio ambiente e se acumulando no corpo humano. Por exemplo, os éteres difenílicos polibromados (PBDEs) têm sido associados a danos nos sistemas nervoso e reprodutivo e ao comprometimento da função da tireoide. E geralmente não é possível saber qual retardador de chama está sendo usado em qualquer peça de roupa específica. E você realmente não pode remover os retardadores de chama. Os regulamentos exigem que os tecidos demonstrem a sua resistência à chama após serem lavados pelo menos 50 vezes.

Mas você pode evitar retardadores de chama em pijamas e ainda ter pijamas protegidos contra risco de incêndio.

Para atender aos requisitos regulamentares de inflamabilidade, a roupa de dormir infantil deve passar em determinados testes de inflamabilidade ou ser justa e atender a certas especificações quanto às dimensões. Isso significa que o pijama do seu filho tem retardadores de chama adicionados ou é confortável e provavelmente livre de retardadores de chama. Assim, você pode ter pijamas confortáveis, sem retardadores químicos de chama e estar mais seguro contra o risco de incêndio.

Para saber a diferença verifique o conteúdo do tecido. Olhe a etiqueta e veja o que é identificado como o tecido principal utilizado. Se a peça for roupa de dormir e for feita de fibra sintética, ela contém retardadores de chama. Todos os materiais sintéticos possuem retardadores de chama adicionados. A questão para os tecidos sintéticos é se a roupa de dormir é “tratada quimicamente” ou não. Apenas algumas roupas de dormir são “tratadas quimicamente” com retardadores de chama. Os tecidos tratados quimicamente têm um retardador químico de chama adicionado à roupa de dormir. Esses itens de pijama incluem tecidos de náilon e acetato.

Leave a Reply