Uncategorized

Um guia para tatame e tatame (1)

                       

Os tatames são há muito tempo uma parte importante da cultura, do design e até dos esportes japoneses. A grama tecida dos tatames cria um ambiente acolhedor e relaxante que qualquer pessoa pode desfrutar. Neste guia, discutiremos a história, os usos e os cuidados com os tatames no Japão moderno.

O que é Tatame?
Tatami é um tipo de piso comum no Japão. Para manter o tatame firme, o junco (IGUSA) era tradicionalmente tecido em torno de um núcleo de palha de arroz. No entanto, os núcleos de palha de arroz são cada vez mais substituídos por materiais mais modernos, como aparas de madeira ou espuma de poliestireno. Os tatames têm um forte tom esverdeado e um cheiro de grama quando são feitos pela primeira vez, e tanto a cor quanto o cheiro desaparecem com o tempo. Para manter as bordas bem cuidadas, os tapetes geralmente têm uma borda de tecido nas bordas.

A história dos tatames
Os tatames existem desde o século VIII, pelo menos durante o período Nara. Originalmente, eles eram usados apenas para dormir pela nobreza e cidadãos da classe alta. Os tatames começaram a ser usados como piso para cobrir quartos inteiros por volta do século XVI, em vez de apenas para dormir ou sentar.

Naquela época, eles ainda eram destinados principalmente às classes altas, e a arquitetura japonesa estava evoluindo para o estilo que hoje associamos às casas tradicionais japonesas. No século XVII, os tatames eram amplamente utilizados em todos os níveis da sociedade e tornou-se norma para a maioria das casas ter pisos de tatame.

A sua popularidade diminuiu nos últimos anos, devido principalmente à dificuldade de limpeza da grama, bem como à necessidade de substituí-la regularmente. Porém, ter pelo menos um cômodo com piso de tatame ainda é muito comum nas casas japonesas.

O tamanho dos tatames

Como os tatames foram amplamente utilizados como piso preferido ao longo da história japonesa, eles se tornaram a unidade padrão para medir o tamanho da sala. Em vez de metros ou pés, “jo” (畳) é usado para calcular o tamanho da sala, referindo-se ao número de tatames que cabem em uma sala. Este sistema de medição é comumente usado por corretores de imóveis e arquitetos, inclusive em salas onde o piso de tatame não é pretendido.

Por exemplo, uma sala de 4,5 jo pode acomodar 4,5 tatames. Para caber perfeitamente em uma sala, são comumente usados ​​tapetes de tamanho normal e de meio tamanho. Os tamanhos dos tatames, por outro lado, não são padronizados em todo o país e variam de acordo com a região.

Um tatame de tamanho normal em Tóquio tem normalmente 0,88 x 1,76 metros, enquanto um tatame de tamanho real em Kyoto tem 0,95 x 1,91 metros. A maioria das esteiras tem 5 ou 6 centímetros de espessura.

Tapetes de tatame para artes marciais

Os tatames são conhecidos por serem usados como piso nas artes marciais japonesas. Os tatames normais têm sido tradicionalmente usados por sua qualidade firme, porém flexível, bem como por sua capacidade de resistir a impactos. O tatame é usado no caratê, judô e aikido, e pisar no tatame é considerado uma entrada sagrada na zona das artes marciais.

Os tatames usados ​​para artes marciais nos tempos modernos são normalmente feitos de uma espuma espessa semelhante à usada na ginástica. Ele foi projetado para imitar a textura e as propriedades dos tatames, ao mesmo tempo que é mais durável e flexível. No mundo das artes marciais, esses tapetes de espuma ainda são chamados de tatames e são tratados com a mesma reverência que os tatames reais.

Leave a Reply