Venha a temporada de férias, ou qualquer época (vamos adivinhar que há um convite de aniversário na sua caixa de entrada agora), a busca para encontrar “o brinquedo certo” nos quilômetros de corredores ou nas centenas de páginas on-line as superlojas podem ser, bem, uma grande tarefa.
“Posso passar horas lendo resenhas de brinquedos na Amazon”, diz Pat Williamson, avó de uma criança de oito anos. “Quero comprar algo que meus netos gostem, mas também quero brinquedos que incentivem o aprendizado.”
Embora você possa não ter tempo de Williamson para ler todas as resenhas da Amazon, você provavelmente compartilha o sentimento dela.
Nós estamos aqui para ajudar. “Como empresa de educação, procuramos brinquedos e materiais que encorajem o pensamento criativo e a brincadeira aberta”, diz Meg Davis, membro da equipe de Educação da KinderCare que frequentemente avalia os brinquedos que estamos considerando para os Centros de Aprendizagem KinderCare. “Com brinquedos abertos que as crianças podem controlar, as possibilidades de brincadeiras e experiências imaginativas para as crianças são realmente infinitas.”
O que são brinquedos abertos?
Os brinquedos abertos permitem que as crianças (e a sua imaginação) controlem a diversão. Pense em barro, blocos ou casas de boneca: cada vez que uma criança brinca com brinquedos como esses, ela pode criar uma escultura totalmente nova, resolver um novo problema ou imaginar seu próprio cenário.
Compare os brinquedos abertos com aqueles que, digamos, tocam algumas notas de uma música depois que a criança aperta um botão – e não faz mais nada. Esses brinquedos de função única não apenas se tornam enfadonhos muito rapidamente, mas também não estimulam a criatividade, a imaginação ou a capacidade de resolução de problemas.
Por que o jogo aberto é importante?
Você quer que seu filho se sinta fortalecido? Você quer que eles se sintam livres para arriscar e cometer erros? Você quer que eles sintam que há sucesso mesmo no fracasso?
Se você respondeu sim a alguma ou a todas essas perguntas, você entende por que as brincadeiras abertas são tão importantes para as crianças. “Com jogos abertos, não existe maneira certa ou errada de jogar”, brinca Sue-Ann Lively, desenvolvedora de currículo da KinderCare. “Brinquedos abertos e brincadeiras imaginativas permitem que as crianças se arrisquem, cometam erros e cheguem às suas próprias conclusões.”
E para as crianças, isso é poderoso!
As crianças passam grande parte dos seus dias aprendendo “a maneira certa” de fazer as coisas: só existe uma maneira certa de escovar os dentes, de comer à mesa de jantar e assim por diante. Essa é outra razão pela qual o jogo aberto é tão importante. As crianças precisam de algum tempo para estarem no comando – para se sentirem capacitadas e experimentarem novas ideias e soluções por si mesmas, sem que nós, adultos, interrompamos sobre como as coisas devem acontecer.
Os pais também têm um papel importante a desempenhar nas brincadeiras abertas.
“Faça perguntas abertas enquanto jogam juntos”, sugere Lively. “Por exemplo, sentem-se juntos e pintem seus próprios quadros lado a lado. Quando seu filho terminar a foto dele, faça uma pergunta como: ‘Conte-me sobre sua foto’”.
Isso permite que seu filho formule sua própria história sobre sua arte à sua maneira (e também é um verdadeiro impulsionador da linguagem!)
Brinquedos para pensamento criativo e brincadeiras de faz-de-conta
“Os objetos domésticos do dia a dia são ótimos brinquedos abertos”, diz Lively. Então, em vez de jogar fora as caixas da Amazon imediatamente, jogue-as no chão da sala e veja o que seu filho pode fazer com elas – um submarino, uma casa, um recanto secreto para livros ou possivelmente um mundo inteiro de fantasia!
Pensando nisso, aqui está nossa lista de recomendações de brinquedos abertos que dão liberdade à criatividade do seu filho!